Apostila de Delphi 7.
ÍNDICE:
Como construir um sistema utilizando Delphi?......................................................................... |
02 |
Como criar uma nova aplicação no Delphi?.............................................................................. |
03 |
Como salvar a aplicação no Delphi?.......................................................................................... |
03 |
Como alterar as propriedades da tela? ...................................................................................... |
04 |
Como executar a aplicação no Delphi? ..................................................................................... |
05 |
Como fechar a aplicação? ......................................................................................................... |
05 |
Como abrir a aplicação? ............................................................................................................ |
06 |
Como inserir uma imagem na tela? .......................................................................................... |
07 |
Como criar uma tela de splash? ................................................................................................ |
08 |
Como criar uma lista de ações? ................................................................................................ |
09 |
Como criar um menu de opções? .............................................................................................. |
10 |
Como inserir uma lista de imagens? ......................................................................................... |
11 |
Como criar uma barra de ferramentas? ..................................................................................... |
12 |
Como criar uma barra de status do sistema? ............................................................................. |
13 |
Como inserir data e hora na barra de status do sistema? .......................................................... |
13 |
Como pedir confirmação ao fechar tela na aplicação?.............................................................. |
14 |
Como criar uma nova tela na aplicação?................................................................................... |
14 |
Como remover uma tela da aplicação?...................................................................................... |
15 |
Como preparar o banco de dados para ser usado no sistema? .................................................. |
16 |
Como criar uma tela de login do sistema? ................................................................................ |
19 |
Como alterar a Main Form do sistema? .................................................................................... |
21 |
Como criar uma tela padrão? .................................................................................................... |
22 |
Como utilizar uma tela padrão do sistema? .............................................................................. |
23 |
Como utilizar um DBGrid? ....................................................................................................... |
24 |
Como utilizar um DBNavigator? .............................................................................................. |
25 |
Como inserir campos de uma tabela na tela? ............................................................................ |
26 |
Como chamar uma tela no Delphi? ........................................................................................... |
27 |
Como criar uma tela manualmente na aplicação? ..................................................................... |
28 |
Como criar relacionamento Master/Detail na aplicação? ......................................................... |
29 |
Como utilizar componentes do tipo LookUp? .......................................................................... |
30 |
Como criar consultas em tabelas do banco de dados? .............................................................. |
31 |
Como utilizar filtro em uma tabela? ......................................................................................... |
32 |
Como usar a linguagem SQL no Delphi? ................................................................................. |
33 |
Como criar um relatório com o QuickReport? ......................................................................... |
35 |
Como criar um relatório no Rave Reports? .............................................................................. |
36 |
Como criar um relatório com a linguagem Rave Reports? ....................................................... |
38 |
Como validar dados e tratar erros no Delphi? .......................................................................... |
41 |
Como criar campos calculados? ................................................................................................ |
42 |
Como criar campos Lookup? .................................................................................................... |
43 |
Como exportar / importar dados com Delphi/Excel? ............................................................... |
44 |
Como utilizar uma Unit não vinculada a forms? ...................................................................... |
45 |
Como utilizar uma DLL? .......................................................................................................... |
46 |
Como preparar um sistema para ser utilizado em rede? ........................................................... |
47 |
Como criar um sistema de ajuda? ............................................................................................. |
48 |
Como criar discos de instalação para a aplicação? ................................................................... |
51 |
Como compactar o banco de dados do Access no Delphi? .............................................. |
53 |
Como criar uma rotina de Backup/Restore do sistema? ................................................... |
54 |
Como criar um gráfico no Delphi? ...................................................................................... |
56 |
Como criar um relatório de produtos em falta.................................................................... |
58 |
Como realizar algumas melhorias no sistema? ......................................................................... |
59 |
Como criar um objeto em tempo de execução? ........................................................................ |
60 |
Como estruturar o banco de dados “Banco.MDB” ................................................................... ............................................................................. |
61 |
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Como construir um sistema utilizando Delphi?
Para cada comando a ser executado nesta apostila será utilizada a barra de menu do Delphi, ou, quando existir, ou for mais conveniente, uma combinação de teclas, ou ainda, uma tecla de função. Por exemplo: para visualizar a tela Object Inspector, podemos utilizar a barra de menus, View -> Object Inspector, ou simplesmente teclar [F11].
Em alguns casos, quando não for utilizada nem a barra de menus, ou uma tecla de função, ou combinação de teclas, o procedimento será solicitado através de uma linha de texto, como por exemplo, “ü Selecione a guia Additional na paleta de componentes do Delphi e insira um componente Image“.
Procedimentos a serem executados:
ü O primeiro passo a ser dado para se construir um sistema, em qualquer linguagem de programação, é fazer a análise do mesmo junto às pessoas envolvidas, para obter informações a respeito dos documentos, formulários, procedimentos, enfim, tudo o que faz parte do sistema atual, seja ele informatizado ou manual, e que deverá fazer parte do novo sistema. Anote tudo o que for coletado e faça um esboço num editor de textos, dos menus do sistema, suas telas, consultas e relatórios a serem desenvolvidos.
ü Defina o banco de dados do sistema, com suas tabelas e relacionamentos. Procure eliminar todas as redundâncias de dados.
ü Abra o Windows Explorer (tecle [ÿ] + [E]) e crie a pasta:
C:Sistema
ü Crie, neste momento, no Microsoft Access, o banco de dados que será utilizado pelo sistema. Sua estrutura se encontra nas páginas 61 e 62 desta apostila.
Após executarmos os procedimentos anteriores, já podemos iniciar a construção do nosso sistema utilizando o Delphi.
Bom trabalho!
Ronaldo Lavestein – Casa Branca - SP
Como criar uma nova aplicação no Delphi?
Este tópico deverá ser realizado uma única vez para cada sistema a ser criado.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> Application
Como salvar a aplicação no Delphi?
Este tópico deve ser executado para a aplicação ser gravada em disco.
Dica: Nunca deixe para salvar somente quando terminar tudo.
Atenção: Organize o seu trabalho, utilizando as pastas criadas anteriormente.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> Save All ou clique no botão
Escolha a pasta C:SistemaProgramas na Combobox Salvar em para indicar o local onde a aplicação será gravada.
Figura 1 - Salvando a unit do menu principal
ü Digite o nome da Unit da tela principal, por exemplo, UMenuPrin.pas
ü Digite o nome do projeto, por exemplo, Sistema.dpr
Como alterar as propriedades da tela?
Este tópico deve ser realizado, preferencialmente, antes de se introduzir qualquer componente na tela.
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione a tela Form1 através da janela Object TreeView e altere suas propriedades na guia Properties da janela Object Inspector
OBS: O ícone HandShak.ico encontra-se na pasta:
C:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsBorland SharedImagesIcons
Propriedades: Conteúdo Significado
+ BorderIcons biMaximize: False (clique no sinal +) |
botão Maximizar desabilitado |
BorderStyle:bsSingle |
borda simples, tamanho fixo |
Caption:Sistema Comercial versão 1.0 |
legenda da barra de títulos. |
Color:clBtnFace |
cor de fundo da tela |
Height:480 |
altura em pixels |
Icon...: Load (carregue o ícone HandShak.ico) |
Ícone da barra de títulos da janela |
Name:FrmMenuPrin |
nome da tela |
Position:poScreenCenter |
posiciona a janela no centro da tela |
Width:640 |
largura em pixels |
WindowState:wsNormal |
abre a tela no tamanho original |
Como executar a aplicação no Delphi?
Este tópico deve ser realizado para fazer o programa funcionar.
Procedimentos a serem executados:
ü Escolha a opção Run -> Run, na barra de menus, ou simplesmente, tecle [F9] para executar a aplicação
Figura 2 - Tela principal após a execuçao do sistema
O arquivo executável (.exe), e outros, criados no momento da execução do sistema, serão gravados dentro da pasta onde se encontra o código fonte (*.pas e *.dpr), a não ser que sejam especificadas outras pastas através do comando Project -> Option -> Directories / Conditionals da barra de menus do Delphi.
Os arquivos de extensão *.dcu, *.~*, *.exe podem ser apagados, pois os mesmos são reconstruídos após executarmos o comando [F9].
Como fechar a aplicação?
Este tópico deverá ser executado para fechar a aplicação. Lembre-se de salvá-la antes disso.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> Close All
Como abrir a aplicação?
Execute este tópico antes de iniciar seu trabalho.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> Open Project
ü Escolha, como exemplo, na caixa de diálogo a aplicação Sistema.dpr, que encontra-se na pasta C:SistemaProgramas.
Figura 3 - Abrindo o projeto Sistema.dpr
Como inserir uma imagem na tela?
Este tópico serve para qualquer situação em que se queira inserir uma ou mais imagens na tela, mas neste exemplo, mostrarei como inserir uma imagem de fundo na tela.
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione a guia na paleta de componentes do Delphi e insira um componente Image
ü Selecione o objeto Image1 que foi inserido na tela e altere as propriedades abaixo, na janela Object Inspector:
OBS: Escolha para a propriedade Picture:HandShak.bmp, que se encontra na pasta:
C:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsBorland SharedImagesSplash®Color
Propriedades: Conteúdo
Align: |
AlClient (Alinha a imagem para exibi-la na tela inteira). |
Autosize: |
True (redimensionamento automático) |
Picture... |
clique no botão Load e procure a figura desejada na pasta |
Name: |
ImgFundo (nome do objeto Image) |
Stretch: |
True (estica a imagem, até ficar do tamanho do componente) |
Como criar uma tela de Splash?
Tela de splash ou de abertura é a primeira tela exibida quando o programa é executado. Sua exibição dura apenas alguns instantes.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> Form (cria uma nova tela)
ü File -> Save All (Salve a Unit como USplash na pasta Programas)
ü Altere as propriedades da tela Form1, conforme tabela a seguir:
Name |
FrmSplash |
BorderStyle |
bsNone |
Height |
250 |
Position |
poScreenCenter |
Width |
400 |
Color |
clGray |
ü Acrescente um objeto Image à tela e altere suas propriedades:
Height |
210 |
Top |
3 |
Width |
385 |
Left |
3 |
Stretch |
True |
Picture... |
HandShak.bmp |
ü Acrescente um objeto Label à tela e altere suas propriedades:
Font.Color |
clWhite |
Font.Size |
26 |
Transparent |
True |
Left |
45 |
Caption |
Sistema Comercial 1.0 |
Top |
90 |
ü Selecione, na barra de menus, a opção Project -> View Source para exibir o código fonte da aplicação.
ü Procure a linha de comando Application.CreateForm(TFrmSplash, FrmSplash) e insira os comandos abaixo após a mesma :
ü Para testar a aplicação até este ponto, execute-a, teclando [F9].
Como criar uma lista de ações?
Uma lista de ações facilita a manutenção do sistema, pois cada comando é digitado uma única vez e pode ser utilizado em diversos pontos do sistema, por exemplo, uma opção de menu e um botão que permitem sair do sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione na paleta de componentes do Delphi a guia Standard e insira o componente ActionList na tela FrmMenuPrin.
ü Selecione o objeto ActionList1 na tela e dê um duplo-clique nele.
ü Pressione a tecla [Insert] seis vezes para inserir seis ações que farão parte das opções dos menus Cadastro e Sair. Caso deseje apagar uma ação tecle [Delete] após selecioná-la.
ü Selecione cada ação criada e altere suas propriedades Caption (legenda da ação), Name (nome da ação), ShortCut (tecla de atalho que executa a ação) e Hint (dica), conforme a tabela abaixo:
Propriedades
Ações |
Caption |
Name |
ShortCut |
Hint |
Action1 |
&Clientes |
ActCliente |
F2 |
Cadastro de Clientes |
Action2 |
&Fornecedores |
ActFornec |
F3 |
Cadastro de Fornecedores |
Action3 |
F&uncionários |
ActFuncio |
F4 |
Cadastro de Funcionários |
Action4 |
Ca&tegorias |
ActCatego |
F5 |
Cadastro de Categorias |
Action5 |
&Itens |
ActItens |
F6 |
Cadastro de Itens |
Action6 |
&Sair |
ActSair |
F7 |
Sair do Sistema |
ü Selecione todas as ações e altere a propriedade Category para Cadastro.
ü Feche a janela de edição do ActionList1
ü O comandos de cada ação do ActionList1 devem ser digitados no evento OnExecute das mesmas. Como exemplo, dê duplo-clique no objeto ActionList1 e selecione a ação ActSair. Na janela Object Inspector, guia Events, selecione evento OnExecute e digite o comando a seguir em sua procedure:
Close; {Fecha a tela atual}
Como criar um menu de opções?
Este tópico ensina como criar menus de opções.
Procedimentos a serem executados:
ü Insira um componente MainMenu (guia Standard) na tela principal
ü Selecione o objeto MainMenu1 e dê um duplo-clique no mesmo
ü Digite as opções abaixo em sua propriedade Caption
ü Acrescente as demais opções do menu através da propriedade Action (propriedade que exibe as ações do ActionList ) e deixe seu menu conforme mostra a próxima figura.
Dicas:
Para criar os separadores, digite sinal de subtração (-) na propriedade Caption e tecle [Enter]
Para inserir uma opção em branco tecle [Insert]
Para apagar uma opção Tecle [Delete]
A opção Produtos deve ser digitada na propriedade Caption
Para criar o submenu Produtos, tecle [Ctrl] + [è] sobre a opção.
Obs.: Somente após digitarmos os comandos das opções do menu no evento OnExecute de cada ação da ActionList1, é que as mesmas serão habilitadas. Observe que só a opção Sair é que está habilitada até agora.
Como inserir uma lista de imagens?
Este tópico tem o propósito de ensinar como criar um “depósito” de imagens para ser utilizado posteriormente na aplicação.
Procedimentos a serem executados:
ü Insira um componente ImageList da guia Win32 na tela principal.
ü Dê um duplo-clique sobre ImageList1 para acessar a tela a seguir
ü Clique em Add..., abra a pasta C:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsBorland SharedImagesButtons , tecle [Ctrl] + [A], e clique em Abrir
ü Clique sobre o botão Not to All
ü Selecione a opção Crop e clique OK para terminar.
ü Para as imagens aparecerem no menu, altere a propriedade Images dos objetos MainMenu1 e ActionList para ImageList1 e escolha, para cada ação da ActionList1, o nº de sua respectiva imagem através da propriedade ImageIndex.
Como criar uma barra de ferramentas?
Este tópico tem o propósito de ensinar como criar uma barra de ferramentas com botões representando cada opção do menu principal.
Procedimentos a serem executados:
ü Insira um componente ToolBar da guia Win32 da paleta de componentes
ü Altere a propriedade ShowHint para True (permite exibir as dicas de Hint)
ü Altere a propriedade Images do objeto ToolBar1 para ImageList1.
ü Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas e escolha New Button para inserir um novo botão ou New Separator para inserir um separador. Em nosso exemplo insira respectivamente 05 botões, 01 separador, e 01 botão.
ü Para cada botão altere a propriedade Action, de acordo com a respectiva opção do menu.
Obs.: Somente após digitarmos os comandos no evento OnExecute de cada ação da ActionList1, é que os botões serão habilitados. Até o presente momento, somente o botão Sair está habilitado. Execute a aplicação e confira o resultado.
Como criar uma barra de status do sistema?
Este tópico tem o propósito de ensinar como criar uma barra de status do sistema para apresentar informações ao usuário como, data e hora, usuário, dentre outras.
Procedimentos a serem executados:
ü Insira um componente StatusBar da guia Win32 na tela principal.
ü Dê um duplo-clique sobre o mesmo na tela.
ü Tecle [Insert] 03 vezes para criar 03 painéis (divisões) na barra de status
ü Selecione o primeiro painel e altere a propriedade Width para 80 (largura).
ü Selecione o segundo painel e altere a propriedade Width para 300
ü Fecha a janela da barra de status.
Como inserir data e hora na barra de status do sistema?
Este tópico tem o propósito de ensinar como inserir a data e a hora atual do sistema na barra de status do menu principal.
Procedimentos a serem executados:
ü Para que a hora e a data sejam atualizadas constantemente, insira um componente Timer da guia System na tela principal (FrmMenuPrin).
ü Altere a propriedade Interval do Timer para 1000 para que o seu único evento, o OnTimer, seja executado de 01 em 01 segundo.
ü Dê um duplo-clique sobre o componente Timer1 para acessar o evento OnTimer e digite os comandos para exibir a hora e a data atual do sistema:
StatusBar1.Panels[0].Text := ' ' + FormatDateTime('hh:nn:ss',now); //
StatusBar1.Panels[1].Text := ' ' + FormatDateTime ('dddd", "dd" de "mmmm" de "yyyy',now); //
Como pedir confirmação ao fechar tela na aplicação?
Este tópico deve ser utilizado sempre que se desejar perguntar ao usuário se ele deseja realmente fechar uma tela do sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü Digite os seguintes comandos no evento OnClose da tela desejada (em nosso exemplo a tela FrmMenuPrin):
|
// Sintaxe: MessageDlg(‘Mensagem’, tipo da tela, [botões], índice ajuda);
if MessageDlg('Deseja fechar a aplicação?', mtConfirmation,
[mbYes, mbNo], 0) = mrYes then
begin
// Dm.tab_Usuarios.Close; // remova o comentário após criar a tela DM
Action := caFree; //ação do objeto TCloseAction para fechar a tela
end
else
Action := caNone ; //ação do objeto TCloseAction para não fechar a tela
Obs: Outras opções de Caixa de Diálogo MessageDlg para usar em outra ocasião:
Tipos de tela: mtConfirmation, mtWarning, mtError, mtInformation, mtCustom
Botões: mbOk, mbCancel, mbYes, mbNo, mbAll, mbRetry, mbYesToAll, mbNoToAll, mbAbort
Respostas aos botões: mrOk, mrCancel, mrYes, mrNo, etc.
Como criar uma nova tela na aplicação?
Este tópico deve ser utilizado para cada nova tela a ser inserida no sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> Form
Como remover uma tela da aplicação?
Este tópico deve ser utilizado para cada nova tela a ser inserida no sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü Project -> Remove From Project
ü Escolha a Unit da Form que será removida e clique em OK
ü Responda Yes à pergunta da tela de confirmação para remover ou responda No para cancelar a operação.
Obs: Caso precise inserir uma Form/Unit, já existentes, ao projeto, utilize o comando da opção de menu Project-> Add to Project e escolha a unit da form a ser inserida.
Como preparar o banco de dados para ser usado no sistema?
Este tópico tem o propósito de ensinar como preparar o banco de dados e suas tabelas para serem utilizados pelo sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> DataModule (tipo especial de tela para agrupar os objetos de banco de dados). Salve a Unit da tela como UDM.pas
ü Altere a propriedade Name para DM e salve a unit da tela como UDM.
ü Selecione a guia ADO na paleta de componentes do Delphi e insira um componente ADOConnection (conexão com o banco de dados mdb).
ü Insira um componente ADOTable (tabela) para cada tabela do banco de dados (para o nosso exemplo devem ser inseridos 08 ADOTable).
ü Selecione a guia DataAccess na paleta de componentes do Delphi e insira um componente DataSource (origem dos dados) para cada tabela do banco de dados (para o nosso exemplo devem ser inseridos 08 DataSource).
Componentes da tela DataModule (DM) do sistema
ü Altere as propriedades de cada componente conforme as tabelas a seguir:
ADOConnection1 |
Conteúdo |
Significado |
LoginPrompt |
False |
Desabilita tela de login (não pede usuário e senha) ao fazer conexão com o banco de dados. |
Name |
Conexao |
Nome do componente AdoConnection |
ConnectionString... |
Clique em ... e siga as instruções a seguir |
String para conexão ao banco de dados |
|
|
ADOTable1 |
Conteúdo |
Significado |
Connection |
Conexao |
Conexão ao Banco de dados onde se encontra a tabela desejada. |
Name |
Tab_Clientes |
Nome do componente ADOTable |
TableName |
Escolha Clientes |
Nome da tabela no banco de dados |
ü Dê duplo-clique no componente tab_Clientes. Tecle [Ctrl] + [F] para inserir os campos da tabela. O resultado deverá ficar como o da tela a seguir:
ü Selecione cada campo e altere suas propriedades, quando necessário. Por exemplo, altere a propriedade DisplayLabel do campo CliCodigo para Código do Cliente. Isto fará com que todas as telas que usarem este campo apareça como Código do Cliente em seu rótulo, e não mais CliCódigo. Outra propriedade é a EditMask, usada com campos do tipo Texto e Data/Hora, que define a máscara do campo (Ex.: CliCep = 99.999-999). Para campos do tipo Moeda, altere a propriedade Currency para True, para que lhe seja aplicado o formato monetário. Quando precisar acessar informações de um campo em uma tabela, use a sintaxe: DataModule.TabelaCampo.Propriedade. Por exemplo, para atribuir o conteúdo do campo CliNome à variável Nome, use Nome:=Dm.Tab_ClientesCliNome.Value; (não precisa fazer isso agora).
ü Selecione o componente DataSource1 e escolha tab_Clientes na propriedade DataSet. Altere a propriedade AutoEdit (edição automática nos dados) para False. Altere a propriedade Name para Ds_Tab_Clientes. Faça o mesmo para as demais tabelas. O resultado final deverá ser como o mostrado na tela a seguir:
Como criar uma tela de login do sistema?
Este tópico tem o propósito de ensinar como criar uma tela de login
Figura 4 – Layout da Tela de Login
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> Form (cria uma nova tela)
ü File -> Save All (Salve a Unit como ULogin na pasta Programas)
ü Altere as propriedades da tela Form, conforme tabela a seguir:
Name |
FrmLogin |
BorderStyle |
bsDialog |
Height |
225 |
Position |
poScreenCenter |
Width |
400 |
Caption |
Login |
ü Acrescente um objeto Image e altere suas propriedades:
Height |
84 |
Left |
4 |
Width |
113 |
Top |
4 |
Stretch |
True |
Picture... |
HandShak.bmp |
ü Acrescente 01 objeto GroupBox e altere suas propriedades:
Caption |
Logando no Sistema |
Name |
GrpBxLogin |
Left |
4 |
Top |
96 |
Height |
88 |
Width |
382 |
ü Acrescente 03 Labels (01 à tela e 02 ao GrpBxLogin) e mude as propriedades:
|
Label1 |
Label2 |
Label 3 |
Caption |
SISTEMA COMERCIAL Versão 1.0 |
Usuário |
Senha |
Alignment |
taCenter |
taLeftJustify |
taLeftJustify |
AutoSize |
False |
True |
True |
WordWrap |
True |
False |
False |
Font... |
Comic Sans Ms, 14, Bordô |
- |
- |
Left, Top, Width, Height |
140, 4, 208, 50 |
18, 20,-,- |
18, 54,-,- |
ü Acrescente ao GroupBox 02 objetos Edit e altere suas propriedades:
|
Edit1 |
Edit2 |
Text |
(em branco) |
(em branco) |
Name |
EdtApelido |
EdtSenha |
PassWordChar |
#0 |
* |
CharCase |
ecUpperCase |
ecLowerCase |
Left, Top, Heigth, Width |
64, 19, 21, 177 |
64, 53, 21, 177 |
ü Acrescente ao GroupBox 02 objetos BitBtn (Additional) e altere suas propriedades:
|
BitBtn1 |
BitBtn2 |
Kind |
bkOk |
bkCancel |
Caption |
&OK |
&Cancelar |
Name |
BtnOk |
BtnCancelar |
Left, Top, Heigth, Width |
272, 18, 25, 89 |
272, 49, 25, 89 |
ü No evento OnClick do botão BtnCancelar, digite Application.Terminate;
ü
|
Dm.tab_Usuarios.Open; // abre a tabela tab_Usuarios
FrmMenuPrin.StatusBar1.Panels[2].Text := ' Usuário:' + FrmLogin.EdtApelido.Text + ' - '+ Dm.tab_UsuariosUsuDepto.AsSTring;
If not (Dm.tab_Usuarios.Locate('UsuApelido', FrmLogin.EdtApelido.Text, [loPartialKey ])) or (Dm.tab_UsuariosUsuSenha.Value <> FrmLogin.EdtSenha.Text) then
begin
MessageDlg('Nome ou senha do usuário inválidos.'+#13+#13
+ 'Se você esqueceu sua senha, consulte '+ #13
+ 'o administrador do sistema', mtError, [mbOK], 0);
EdtSenha.Clear; // limpa o objeto EdtSenha
EdtSenha.SetFocus; //Ajusta o foco para o objeto EdtSenha
end
else
begin
FrmLogin.Hide; //Esconde a tela
FrmMenuPrin.ShowModal; //chama a tela FrmMenuPrin no modo modal
FrmLogin.Release; //Remove a tela da memória
FrmLogin := Nil; //Atribui conteúdo nulo para a variável de tela FrmLogin
end;
Obs.: Se, ao tentar compilar o programa, for exibido um erro dizendo que loPartialKey não foi declarado, tecle [F1] e peça ajuda sobre loPartialKey. Quando o Delphi exibir a ajuda, anote o nome da Unit à qual pertence este parâmetro e inclua o nome da mesma (no caso, DB) na cláusula Uses do formulário em questão.
Como alterar a Main Form do sistema?
Este tópico tem o propósito de ensinar como alterar a Main Form do sistema, ou seja, fazer com que seja mudada a tela que é apresentada em primeiro lugar quando o sistema é executado.
Se você tentou executar o sistema até este ponto, percebeu que a tela de login não apareceu. Uma das maneiras de fazer com que isto aconteça, é alterar a Main Form para a tela FrmLogin. Para isto siga os procedimentos abaixo:
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione a opção de menu Project -> Options
ü Selecione a guia Forms e altere a opção Main Form para a tela desejada, em nosso exemplo escolha FrmLogin e clique no botão OK.
ü Tecle [F9] para executar a aplicação
Como criar uma tela padrão?
O uso de uma tela padrão além de deixar as telas do sistema com um layout padronizado, agiliza o processo de criação das mesmas, pois, todos os objetos, propriedades e eventos, comuns a todas as telas, não são criados novamente, e sim, herdados da tela padrão, através do conceito de herança de formulários.
Procedimentos a serem executados:
ü Crie uma nova form (File -> New -> Form), altere sua propriedade Name para FrmCadPadrao. Altere as demais propriedades, conforme tabela vista na página 04 desta apostila. Salve a unit como UCadPadrao.
ü Observe o layout da tela na figura a seguir e acrescente os objetos, na ordem em que são citados na lista de objetos abaixo:
Lista de objetos: (Deixe os tamanhos dos GroupBox proporcionais aos da figura)
ü Acrescente 04 GroupBox (guia Standard) com Align = alTop
ü 1º GroupBox com 01 Label, 01 Edit (Name=ValorCampo), 03 SpeedButton.
ü 2º GroupBox com 01 DBGrid (Data Controls) com Align = alClient.
ü 3º GroupBox com 03 DBNavigator (Data Controls) com Align = alLeft, um ao lado do outro. Use a propriedade +VisibleButtons para exibir/ocultar os botões do DBNavigator, pois o primeiro DBNavigator deverá conter apenas os botões nbFirst, nbPrior, nbNext, nbLast, o segundo deverá conter apenas os botões nbInsert, nbDelete e nbEdit e o terceiro deverá conter apenas os botões nbPost e nbCancel.
ü 4º GroupBox vazio.
ü 01 StatusBar (Win32) com 03 painéis com Width = 150.
|
Como utilizar uma tela padrão do sistema?
Utilize este procedimento sempre que for criar uma tela baseada na tela padrão do sistema. Em nosso exemplo será utilizada uma tela padrão para criação das telas do menu de Cadastros.
Procedimentos a serem executados:
ü File -> New -> Other
ü Selecione a guia que tenha o nome do sistema atual (Sistema)
ü Selecione o nome da tela padrão (FrmCadPadrao, em nosso exemplo)
ü Altere a propriedade Caption para Cadastro de Clientes
ü Altere a propriedade Name para FrmCadCliente
ü Salve a tela como UCadCliente
ü Ajuste as propriedades e eventos dos objetos que compõe a tela. Obs: Os componentes DBGrid e DBNavigator serão explanados no próximo tópico.
No evento OnShow da tela digite: Dm.Tab_Clientes.Open; // abre a tabela de clientes
No evento OnClose da tela digite: Dm.Tab_Clientes.Close; // fecha a tabela de clientes
OBS: Repita a execução dos tópicos das páginas 23 – 28 para criar as demais telas do menu Cadastros (Clientes, Fornecedores, Categoria, Itens (Produtos), Funcionários) e do menu Movimentos (Vendas e Itens da Venda), fazendo as devidas adaptações, de acordo com a tabela utilizada, pois nos exemplos estão sendo utilizadas apenas a tabela de Clientes. A tela Itens da Venda deverá ser chamada por um botão na tela de Vendas.
Como utilizar um DBGrid?
Utilize este procedimento para apresentar os dados de um banco de dados em formato de grade, em linhas e colunas.
Procedimentos a serem executados:
ü File->Use Unit e escolha a tela onde se encontram as tabelas. Selecione o componente DBGrid, e altere a propriedade DataSource (origem dos dados) de acordo com a tabela a ser apresentada na grade. Escolha para este exemplo Ds_Tab_Clientes.
ü Dê um duplo-clique sobre o DBGrid e clique no botão Add all Fields
ü Selecione os campos que não farão parte da grade e clique no botão Delete Selected para removê-los. Caso a grade faça parte de uma tela padrão, só será possível remover o campo através da janela Object Treeview.
Para deixar o DBGrid Zebrado:
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If Odd(dm.tab_Clientes.RecNo) and (dm.tab_Clientes.State <> dsInsert) then
begin //Lembre-se de colocar a unit DB na cláusula uses na unit da tela.
DBGrid1.Canvas.Brush.Color := clMoneyGreen; // muda a cor do pincel
DBGrid1.Canvas.FillRect(Rect); // Preenche o fundo com a cor especificada
DBGrid1.DefaultDrawDataCell(Rect,Column.Field,State);// desenha as células da grade
end;
Para ordenar os dados da grade ao clicar no título do campo: a ordenação será feita através da propriedade de tabela IndexFieldNames, que define o nome do índice para a classificação, conforme o campo clicado na grade (Column.FieldName)
ü Crie na tela padrão uma variável global chamada Ascendente do tipo Boolean para que todas as telas de cadastro passem a utilizá-la.
ü No evento OnShow, da tela padrão, digite: Ascendente := False;
ü Em FrmCadCliente, no evento OnTitleClick do DBGrid digite:
Ascendente:= not Ascendente ;
If Ascendente then
Dm.tab_Clientes.IndexFieldNames := Column.FieldName + ' ASC'
else
Dm.tab_Clientes.IndexFieldNames := Column.FieldName + ' DESC';
OBS: Não digite os comandos na unit da tela padrão, somente na de cadastro.
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Como utilizar um DBNavigator?
Utilize este procedimento para navegar entre os registros da tabela.
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione os componentes DBNavigator e altere a propriedade DataSource (origem dos dados) de acordo com a tabela a ser utilizada na tela. No exemplo anterior foi usado o datasource Ds_Tab_Clientes.
ü Para exibir / ocultar qualquer botão utilize a propriedade VisibleButtons:
ü VisibleButtons = True exibe o botão. VisibleButton = False oculta.
Significado dos botões do DBNavigator e seus comandos equivalentes:utilize os comandos indicados abaixo, caso queira utilizar botões comuns ao invés do DBNavigator.
= equivale ao comando <Tabela>.First, ou seja, vai para o primeiro registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Prior, ou seja, vai para o registro anterior.
= equivale ao comando <Tabela>.Next, ou seja, vai para o próximo registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Last, ou seja, vai para o último registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Insert, ou seja, insere um registro em branco.
= equivale ao comando <Tabela>.Delete, ou seja, apaga um registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Edit, ou seja, edita um registro para alteração.
= equivale ao comando <Tabela>.Post, ou seja, grava dados no registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Cancel, ou seja, cancela alteração no registro.
= equivale ao comando <Tabela>.Refresh, ou seja, atualiza dados nos controles.
<Tabela> deve ser o nome da tabela na qual deseja-se manipular os registros.
Como inserir campos de uma tabela na tela?
Execute este tópico sempre que for apresentar campos da tabela na tela, utilizando controles Data Controls (DBEdit, DBComboBox, etc).
Procedimentos a serem executados: (Utilize apenas um dos procedimentos)
ü Automático: Selecione o datamodule onde estão os componentes de banco de dados. Logo em seguida dê um duplo-clique sobre o objeto AdoTable correspondente à tabela que deseja pegar os campos. Selecione todos os campos que deseja incluir na tela e arraste-os para dentro da tela em que eles ficarão. Como exemplo, selecione a tela datamodule DM e o objeto AdoTable tab_Clientes, selecione os seus campos e arraste-os para a tela FrmCadCliente. Neste caso são utilizados controles DBEdit.
ü Manual: Selecione o objeto Data Control desejado, DBEdit, por exemplo, e altere as propriedades DataSource (origem dos dados) e DataField (campo) de acordo com a informação a ser exibida ou editada da tabela.
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Como chamar uma tela no Delphi?
Execute este tópico sempre que desejar chamar uma tela através de outra tela do sistema.
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione o evento do objeto que será usado para chamar a tela (OnClick de um botão, ou OnExecute de um ActionList, por exemplo) e digite um dos dois comandos conforme sintaxe a seguir:
- Para criar uma tela (não permite acessar as demais telas da aplicação enquanto a tela modal não for fechada):Modal
Nome_Form.ShowModal; Ex.: FrmCadCliente.ShowModal;
- Para criar uma tela : (permite acessar as demais telas da aplicação mesmo se a tela não-modal estiver aberta):não Modal
Nome_Form.Show; Ex.: FrmCadCliente.Show;
ü Para o nosso primeiro exemplo dê um duplo-clique na ActionList1 da tela FrmMenuPrin e escolha a ação ActCliente
ü Dê um duplo-clique no evento OnExecute da mesma e digite FrmCadCliente.ShowModal; para chamar a tela e cadastro de clientes.
Tela Cadastro de Clientes após ser chamada
OBS:Prefira utilizar os comandos da maneira como serão mostrados no próximo tópico para chamar as demais telas do sistema. Isso liberará memória do sistema.
Como criar uma tela manualmente na aplicação?
Este tópico vai ensinar os procedimentos para criar uma tela manualmente. Por padrão, o Delphi cria automaticamente seus formulários, mas, dependendo da quantidade deles, a memória pode ficar sobrecarregada, comprometendo o desempenho do sistema. Esse problema é solucionado criando-se manualmente cada tela somente quando a mesma for utilizada, e liberando-a da memória logo em seguida, após o seu uso.
Procedimentos a serem executados:
Obs. Neste exemplo utilize a tela FrmCadCliente e a ação ActCliente.
ü Selecione a opção de menu Project -> Options
ü Clique na guia Forms e selecione a tela a ser criada manualmente em Auto-Create Forms (criação automática)
ü Clique no botão [>] para passá-la para Available Forms (criação manual)
ü Clique no botão [OK].
ü Selecione no ActionList1 o evento OnExecute da ação que será usada para chamar a tela e digite os comandos conforme exemplo a seguir.
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FrmCadCliente:= TFrmCadCliente.Create(Self); //criação manual
FrmCadCliente.ShowModal; //exibe a tela no modo modal
FrmCadCliente.Release; //libera a tela da memória
FrmCadCliente:= nil; //atribui o conteúdo nulo para a variável FrmCadCliente
Como criar relacionamento Master/Detail na aplicação?
Este tópico vai ensinar os procedimentos para criar um relacionamento Master/Detail na aplicação. Como exemplo utilizaremos as tabelas Tab_Venda e Tab_ItemVenda, onde, Tab_Venda será Master, e Tab_ItemVenda será Detail. Em um relacionamento Master/Detail, para cada registro da tabela Master, são relacionados apenas os registros da tabela Detail que tiverem os mesmos valores de chaves primária e estrangeira, respectivamente (VendID = ItVeVenda).
Procedimentos a serem executados:
ü Selecione a tela Dm ([Shift] + [F12])
ü Selecione a propriedade MasterSource da tabela detail Tab_ItemVenda, e escolha o nome do DataSource da tabela master, Ds_Tab_Venda.
ü Selecione a propriedade MasterFields (chave primária da tabela master).na tabela Tab_ItemVenda e digite VendID, que é o campo que fará a ligação entre as tabelas.
ü Execute a aplicação e chame a tela de vendas. A partir de agora, quando a tela de itens da venda for chamada, só serão exibidos os registros dos itens correspondentes ao registro da venda selecionada.
ü Dê duplo-clique na propriedade MasterField para ver a janela de designer do relacionamento. O relacionamento também poderia ter sido feito selecionando-se as chaves primária e estrangeira e clicando no botão Add. Faça isto apenas se você não se lembrar do nome da chave primária.
Janela Designer do Relacionamento
Como utilizar componentes do tipo LookUp?
Este tópico vai ensinar os procedimentos para utilizar componentes do tipo LookUp que atribuem a um determinado DataSet, valores provenientes de outro DataSet, através de um relacionamento entre seus campos-chave.
Procedimentos a serem executados:
ü Insira um objeto DBLookUpComboBox, ou DBLookUpListBox da guia DataControls e altere as seguintes propriedades:
- = DataSource da tabela onde há chave estrangeira no relacionamento um-para-muitos.DataSource
- DataField = nome do campo que é chave estrangeira num relacionamento um-para-muitos.
- ListSource = DataSource da tabela principal do relacionamento e que possui o valor do campo que será exibido na lista do componente DBLookup.
- ListField = nome do campo cujo conteúdo será exibido para o usuário na lista do componente DBLookUp escolhido.
- KeyField = nome do campo chave-primária da tabela principal do relacionamento.
ü Considere a seguinte situação: a tabela Tab_ItemVenda possui o campo ItVeProduto que é chave estrangeira e relaciona-se com a tabela Tab_Produtos através da chave primária ProdID. Como o campo ItVeProduto armazena apenas o valor do código do produto, fica difícil para o usuário saber qual produto está sendo utilizado. Utilizaremos um dos componentes DBLookUp para exibir o nome do produto para o usuário.
ü Insira um componente DBLookUpComboBox da guia DataControls na tela FrmItemVenda e altere as seguintes propriedades:
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